quarta-feira, 18 de julho de 2007

Skate é esporte?

Outro dia eu tava dando um confere no site de um camarada nosso, Sydney Arakaki (http://www.rettaskate.com/) pra ficar por dentro de algumas novidades do skate, quando lí um artigo que ele escreveu sobre uma petição que tá rolando na rede CONTRA a inclusão do skate nas olimpíadas. Esse assunto não é novo pra mim. Se não me engano, na abertura dos jogos olímpicos de Sydney, em 2000, houve uma apresentação de skate (corrijam-me se eu estiver errado, porque não tenho certeza se foi nesse ano), o que me fez pensar, na época, se isso seria benéfico ou não ao skate. Me empolguei com a idéia, achando que com isso o skate ia ganhar mais popularidade, fazendo com que mais pistas fossem construídas, mais pessoas passassem a praticar e mais solidez a indústria teria. Mas ao mesmo tempo, algo muito valioso inerente ao skate se perderia: a sua essência meio transgressora e, além disso, a diversão.
Após alguns anos, lendo um pouquinho mais sobre o assunto e vendo opiniões de grandes profissionais do skate, minha opinião foi mudando a respeito do assunto e hoje sou totalmente contra.
Em primeiro lugar, não considero o skate um esporte. O skate é mais como uma forma de expressão artística, em que você põe pra fora alguma coisa que está presa dentro de você. Por isso vemos diversos estilos de se andar, desde o cara mais agressivo até o cara mais tranquilão, sossegadão. Acredito que 90% das pessoas que andam de skate o fazem pela diversão, SEM A MENOR INTENÇÃO COMPETITIVA, fato esse que não existe em nenhum esporte (talvez no frescobol, mas não vamos comparar o skate a um esporte tchola desses). Lógico que sempre existem pessoas competitivas, mas isso é um traço da personalidade de cada um. Fora isso, existe algum esporte que se relaciona diretamente com um estilo de vida único, com roupas e atitudes características, movimentos culturais de vanguarda e o desenvolvimento de uma visão crítica do ambiente social em que se pratica? Acredito que não...
O skate atual está com força total. A indústria está sólida, as marcas estão se firmando, e evolução é constante e cada vez maior, os profissionais já podem viver com a renda gerada pelo skate... Será que o skate precisa mesmo disso?
Se você acha que seria "legalzão" ver o skate na Globo, com os atletas vestindo um uniforme do Brasil feio pra caralho, competindo entre sí e contra outros países e que sua vó passasse a achar o skate uma coisa supimpa, saiba que até mesmo o Tony Hawk (é, ele mesmo! O cara do joguinho do Playstation) já deu sua opinião contrária do assunto. Ele disse algo mais ou menos assim:
"We don't need this fuckin' shit! Fuck all the sports in the world. Those motherfuckers want to take advantage on skateboard. Fuck the police and fuck the Olympic Games! They need us! Skateboard doesn't need to be a part of this fuckin' joke. The fuckin' Olympic Games need skateboard. Fuck you too! I don't need this since I'm the number 1! Who made the best skateboard game ever? I did!!! I'm the king, motherfuckers!!!
(Traduzindo)
"Eu acho que o skate não precisa estar no Jogos Olímpicos. Na verdade, acho que os Jogos Olímpicos é que precisam do skate!"
Viu mané? Se liga e pára de assistir Malhação, pelo amor de Jah!!!
Ah, e se você quiser votar contra esta palhaçada, aqui vai o link da petição:
http://www.thepetitionsite.com/takeaction/656763888
E se quiser criticar esse artigo, posta um comentário aí que nossa equipe vai ler, rir e deletar.

2 comentários:

Campagnoli disse...

Se eu tivesse ganhado muito dinheiro no skate que nem o Tony Hawk, com campeonatos e com o playstation, ou se eu morasse nos estados unidos, eu tb não ia querer não..
Mas po, peraí né, num tem como negar que isso traria muita coisa boa pra os amadores que estão começando, como pistas, marcas e etc...
Lógico que a parada viraria uma competição, mas aí iria de cada um querer ser competidor ou não.
É o que eu acho aí.

Smith disse...

Ah, não fode!
Imagina o Galvão narrando um campeonato!!!
"...Olha agora, o atleta Luan de Oliveira executando um swing front site flick! Que bonito!!!"